Notícias

06/10/2019

O CORAL NA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Dia 6 de outubro de 2019. Segue o Coral Vozes de Euterpe para Itajubá (MG), bairro Retiro, onde se formou a Comunidade São Francisco de Assis, hoje completando seu 25º aniversário.

A Igreja, toda ornamentada para esta festa, acomodou seus fiéis e convidados que participaram da missa festiva presidida pelo Pe. Valmir Teixeira, MSCJ, Pároco da Matriz Nossa Senhora da Soledade de Itajubá.

Este sacerdote, em sua homilia, ressaltou a vida de São Francisco, padroeiro da Ecologia, que já no Século XII se preocupava com a natureza. E hoje, por coincidência, acontece a abertura do SÍNODO PARA A AMAZÔNIA. O Papa, também  Francisco, está atento às ações do homem explorador da terra que a todos nós sustenta. Ele vem incentivando as lutas a favor da proteção das matas do nosso Brasil. E que ele continue incomodando os que querem destruir a Amazônia.

O Coral Vozes de Euterpe, com 25 participantes, além de alegrar a celebração com sua arte do canto, está divulgando para reflexão algumas colocações do Pe. Valmir, muito oportunas para esta data:

- O que estamos fazendo para o bem do nosso planeta?

- Chave de leitura para nossos dias – Cuidado constante com a natureza!

- Precisamos aprender com os indígenas usando a terra apenas para nossa sobrevivência, sem destruição ou exploração.

- Como cristãos, usar a Amazônia com o olhar da FÉ!

23/07/2019

MAIS UMA CONQUISTA

Em 16 de julho de 2019 o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto, promulgou a Lei nº 23.343 que declara de Utilidade Pública o Coral Vozes de Euterpe.

No dia seguinte, 17 de julho, deu-se a publicação da mesma no jornal oficial "Minas Gerais".

O Regente, a Diretoria, o Organista e os Cantores do Coral registram agradecimentos ao Deputado Dalmo Ribeiro Silva, autor deste Projeto que culminou com a supramencionada Lei.

O reconhecimento do Coral Vozes de Euterpe como entidade de Utilidade Pública Estadual é de notório valor cultural artístico para todos os que apoiam e apreciam a qualidade do seu repertório musical sacro-litúrgico."

24/06/2019

AGRADECIMENTOS

O Coral Vozes de Euterpe vem registrar seu profundo agradecimento a todos que participaram do LEILÃO AMERICANO/CANJIQUINHA no dia 21 deste mês.

O total arrecadado foi de R$ 10.660,60.

Ressalta-se a participação financeira dos colaboradores das cidades de São Paulo (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Marataízes (ES), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São José dos Campos (SP), Louveira (SP), Estiva (MG) e Pouso Alegre (MG) que atingiu o valor de R$ 2.687,89.

O Coral agradece também a proprietária do Restaurante Lucio’s que, juntamente com sua equipe de trabalho, não mediu esforços para atender a todos num ambiente festivo e acolhedor.

Além de sorteio de vários brindes, os contemplados de acordo com os valores dos lances foram: José Mauro Dias Cintra (bezerro); Edgar Gruezo Klinger (bicicleta); João Assis Marioza (forno elétrico); Augusto W. Mendes (rádio); Milton do Carmo   de Assis (liquidificador); Gilberto Antônio Martins Veloso (toalhas de crochê); Francisco Régis Rezende de Noronha (ventilador); Luiz Beethoven Giffoni Ferreira (panela elétrica); Rotary Club de Brazópolis (cafeteira) e Luís Guilherme Renó Goulart (chuveiro).

Muito obrigado a todos por este valioso presente, indispensável às despesas do Coral Vozes de Euterpe para a   continuidade da sua arte musical sacra nascida há 57 anos!

11/06/2019

SITE DO CORAL É VISTO EM VÁRIOS PAÍSES

Em 2018 o Coral Vozes de Euterpe teve seu site acessado nos 54 pontos do planeta a seguir listados: Rússia – França – EUA – Itália – Inglaterra – Noroega – Ucrânia – Estônia – Nova Zelândia – Romênia – Índia – Iraque – Portugal – Austrália – Canadá – Argéria – Colômbia – Espanha – Suécia – África  do Sul – Angola – Argentina – República Dominicana – Hong Kong – Sri Lanka – Malásia – Tailândia – Emirados Árabes – Áustria – Bolívia – Botswana – Suíça – Chile – China – Egito – Grécia – Irlanda – Japão – Kenya – Coréia do Sul – Malta – Ilhas Malvinas – México – Nova Zelândia – Filipinas – Catar – Sérvia –  Ruanda – Arábia Saudita – Singapura – Senegal – Taiwan – Venezuela – Vietnã.

É muito gratificante para nós constatarmos a divulgação da nossa cultura artística da música sacro/litúrgica para localidades tão distantes do Brasil, de Minas Gerais e de Brazópolis!

04/05/2019

RECEPÇÃO DAS RELÍQUIAS DE SANTA JACINTA E SÃO FRANCISCO MARTO

O Coral Vozes de Euterpe estave presente com um lindo repertório sacro em homenagem à Nossa Senhora,  na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Havia um motivo especial. A comunidade  recebia as relíquias autênticas de São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto, vindas do Santuário de Fátima (Portugal).

O troféu contendo as relíquias foi acolhido por meio de uma procissão com as imagens e duas crianças vestidas exatamente como os santos pastorinhos.

Na sequência foi celebrada a Santa Missa com a participação de muitos fiéis. O celebrante ressaltou a força santificadora dessas relíquias que devem sempre ser veneradas pelos fiéis meditando:

POR INTERCESSÃO DE SÃO FRANCISCO E SANTA JACINTA SANTIFICAI-NOS, SENHOR!

09/12/2018

UMA DATA INESQUECÍVEL

São 11 horas do dia 9 de dezembro de 2018. Parte o Coral Vozes de Euterpe com destino a Guaratinguetá (SP). Desta vez o público que o espera é um público especial – recuperandos de álcool e drogas.

Em dezembro do ano passado o Coral fez uma apresentação semelhante no Presídio de Itajubá. Foi um dia emocionante, gratificante e abençoado.

Há poucos dias levamos esta ideia à Fazenda da Esperança (Fazenda São Libório, Pedrinhas) de Guaratinguetá, onde está o Santuário da Esperança visitado pelo Papa Bento XVI em 2007. Quatro representantes do Coral, gentilmente recebidos por dois Guilhermes, sendo um responsável pela acolhida dos visitantes, registraram este desejo de cantar neste  Natal  naquele ambiente de reabilitação de toxicodependentes.

Nossa ideia foi acolhida. Que honra para o Coral Vozes de Euterpe!

Deu-se a preparação do 1º Auto de Natal na Fazenda da Esperança de Guaratinguetá.

Recebeu-nos o Padre Christian Heim, Reitor do Santuário, uma figura amável, simpática e elegante, que se pronunciou por uns 10 minutos. Sentou-se à mesa, almoçou conosco e presente esteve até o momento do nosso retorno.

Para um público estimado em 300 pessoas, dentre residentes, familiares e visitantes deu-se a programação do 1º Auto de Natal.

Guilherme, responsável pela acolhida, passou a palavra ao Regente José Rezende Vilela e a três recuperandos que fizeram um registro de suas vidas antes do ingresso na Fazenda.

Acompanhado pela pianista/organista Maria Alba Mendonça de Faria, o Coral (com 26 cantores)     apresentou 7 músicas. Após, foi exibida uma breve peça teatral encenada por “artistas” recuperandos da  Fazenda. De volta o Coral apresentou mais 7 músicas.

Coube ao Padre Christian os agradecimentos e a bênção especial de Natal.

Na saída integrantes do Coral eram cumprimentados e muitos ouviam registros como: “nunca vimos isto aqui”, “parabéns, vocês voltarão em 2019?”, “quero te dar um abraço e agradecer”, “ô festa bonita!” ...

Um deles tomou, entre suas mãos, a mão direita de uma cantora, fixou-a longamente nos olhos presenteando-a com uma peça artesanal: um terçinho colorido confeccionado por ele. E assim se expressou: “ muito obrigado! Voltem para passar um dia conosco e conhecer toda a Fazenda.”

Com certeza, este foi um FELIZ NATAL para o Coral Vozes de Euterpe!

Please reload

1/2