Notícias

Brazópolis/MG, 15/03/2022

SEJAM BEM-VINDOS, NOSSOS NOVOS PASTORES!

Por Helena Machado Resende

O Coral Vozes de Euterpe abrilhantou mais um acontecimento litúrgico na Igreja Matriz de São Caetano de Thiene de Brazópolis no dia 15 de março de 2022.

Às 19 horas teve início, sob a Presidência de Dom José Luiz Majella Delgado, Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre, uma Solene Missa, nela inserida a cerimônia de posse dos novos Pároco, Padre Lucimar Pereira Goulart, e Vigário, Padre Marcos Vinícius da Silva.

Presentes estavam os Padres José Luiz Faria Júnior, que fez a  leitura dos dois Decretos de Nomeação, Vanir Ramos Barbosa, Fabiano Cézar da Silva, Márcio Mota de Oliveira e Rafael Gouvêa Domingues.

Há que se registrar também a presença de familiares dos novos Pastores, paroquianos de cidades onde exerceram o Sacerdócio e de um número significativo de brazopolendes, incluindo comunidades rurais.

No início da Santa Missa foi realizada a cerimônia dos compromissos dos novos Pastores nesta Paróquia, momento em que o Coral entoou “Seguirei o meu Senhor”, de Ir. Míria T. Kolling.

Na sequência o Pe. Lucimar proclamou o Evangelho do Dia cabendo a homilia a Dom Majella.

Após a Comunhão Dom Majella deixou mensagens de acolhida aos novos Pastores na condução desta Paróquia, já conduzida por inesquecíveis Sacerdotes.

Ao final os Padres Lucimar e Marcos Vinícius registraram os agradecimentos ao Senhor Arcebispo, ao Pe. Elton Cândido Ribeiro e Pe. Nelson Júnior da Cruz.

Coube ao Prof. José Benedito de Lima um pronunciamento de acolhida aos novos Pároco e Vigário que, neste primeiro mês de convivência, já cativaram muitos brasopolenses.

O Coral Vozes de Euterpe marcou sua presença nesta celebração com um rico repertório. Além das partes fixas da Santa Missa foi cantado “Tu es Sacerdos”, de Newton Alfredo Ribeiro de Noronha e “Panis Angelicus”, de Franck César.

 

Após a bênção final encerrou-se esta especial noite na Igreja Matriz de Brazópolis com a apresentação da maravilhosa “Ave Maria” de Bonaventura Somma.

São Caetano de Thiene
São Caetano de Thiene

press to zoom
Regente: Rodrigo Nogueira
Regente: Rodrigo Nogueira

press to zoom

press to zoom
São Caetano de Thiene
São Caetano de Thiene

press to zoom
1/12

Brazópolis/MG, 13/02/2022

MAIS UMA MARCANTE DATA PARA A HISTÓRIA DO CORAL VOZES DE EUTERPE

Por Helena Machado Resende

Foi muito gratificante para o Coral  participar, em 13 de fevereiro de 2022, da Missa das 19h na Igreja Matriz de São Caetano.

Neste dia o Município de Brazópolis acolheu seu novo Pároco, Padre LUCIMAR PEREIRA GOULART e Vigário, Padre MARCOS VINÍCIUS DA SILVA.

O Coral, presente com 24 cantores, o Organista e o responsável pelo seu  Departamento de Comunicação, além de cantar as partes fixas da Missa, preparou e apresentou o seguinte repertório: Deus é Amor, Marcha da Igreja, Ubi Charitas, Ó Hóstia Santa, Alma de Cristo e Tu es Sacerdos, de autoria do saudoso Newton Alfredo Ribeiro de Noronha, hino de encerramento da Solene Missa.

Os Padres se pronunciaram sobre a Missão Presbiteral de forma muito simples e próxima da comunidade, pedindo  as orações de todos na condução desta Paróquia de São Caetano de Thiene. Alguns pontos merecem destaque:

- Muitos padres já passaram por esta Paróquia deixando profundas marcas pela nobre Missão Sacerdotal exercida. Seremos mais dois Pastores cuidando com amor e dedicação deste rebanho.

- O Sacerdote na vida do povo é a presença de Deus.

Houve um momento de acolhida às crianças presentes que, próximas do altar, receberam um bênção especial do Sacerdote.

Após o rito final desta Santa Missa os novos Padres foram cumprimentados por muitos paroquianos. Posaram para fotos num clima de descontração.

Também o Coral Vozes de Euterpe registrou esta apresentação de nº 1.946 com fotos e o pronunciamento dos Padres Lucimar e Marcos Vinícius sobre o Grande Professor de Música, de ambos, no Seminário, JOSÉ REZENDE VILELA . Foi um momento de muita emoção. E não poderia ser diferente. Eles ressaltaram a dedicação do inesquecível Professor com relação à música sacrolitúgica que enriquece o espírito do ser humano. E finalmente a bênção ao Coral.

Esta foi realmente mais uma marcante data para a história do Coral Vozes de Euterpe.

Missa 3
Missa 3

press to zoom
Missa1
Missa1

press to zoom
Missa 8
Missa 8

press to zoom
Missa 3
Missa 3

press to zoom
1/8

Caldas/MG, 30/01/2022

MISSA/CONFRATERNIZAÇÃO/ENCONTROS/ALEGRIA

Por Helena Machado Resende

Em 30 de janeiro de 2022 esteve o Coral Vozes de Euterpe em Caldas (MG) para participar da Missa das 19h na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio. O Celebrante foi o Padre Fernando José de Freitas que recebeu a Ordenação Presbiteral na véspera, dia 29,  em cerimônia presidida por Dom Edson José Oriolo dos Santos, Bispo da Diocese de Leopoldina (MG).

Concelebraram vários Padres. Dentre eles, Lucas Silva Crispim e Thiago de Oliveira Raymundo, da Arquidiocese de Pouso Alegre, e o Padre Narcizo Pires Franco, aniversariante do dia.

Presentes estavam a comunidade caldense, os familiares, o Sr. Carlos Borromeu de Freitas e Da. Terezinha Garcia de Freitas, pais do Padre Fernando,  e o Senhor Prefeito Municipal.

O Coral Vozes de Euterpe, com 21 integrantes, deu mais brilho a esta celebração com um repertório rico e diversificado.

Um momento de surpresa e emoção foi quando um dos religiosos pediu para bisar o “Hino à Nossa Senhora do Patrocínio” que foi especialmente adaptado por Rodrigo Fabiano Mendes Nogueira, Regente do Coral, para esta celebração.

A homilia coube ao Padre Hiansen Vieira Franco que enfatizou o tema da “Profecia”, muito apropriado para a ocasião. O Padre Hiansen é  Pároco da Paróquia São Domingos de Poços de Caldas (MG), Diocese de Guaxupé, e Professor na Faculdade Católica de Pouso Alegre. Ele falou também sobre seu conhecimento e convívio com o Padre Fernando que vai integrar o clero da Diocese de Leopoldina.

Ainda nesta celebração deu-se a cerimônia de envio para o seminário de um Filho Vocacionado: o menor Luiz Gustavo que recebeu uma veste, marca da sua caminhada rumo ao Sacerdócio.

Ao final coube ao Celebrante proferir seus agradecimentos.

Ele destacou e agradeceu a presença de todos os Padres, de seus pais e familiares, do Senhor Prefeito e da comunidade em geral. Agradeceu também a todos aqueles que, das mais variadas formas, trabalharam para o êxito da grande festa da sua Ordenação Presbiteral.

Ao Padre Narcizo ele dirigiu carinhosamente os cumprimentos pelo seu aniversário natalício.

Abençoou o menor Luiz Gustavo desejando-lhe discernimento, sabedoria e muito amor em sua escolha.

Ressaltou a essência da sua Missão Sacerdotal – “Para curar as feridas do coração” – acolhendo a todos que sofrem.

Destacou seu grande sonho em celebrar a Primeira Santa Missa nesta Igreja, há longos anos por ele frequentada. E este sonho foi realizado neste dia 30 de janeiro de 2022!

Ao Coral Vozes de Euterpe seu agradecimento foi carinhoso, emocionando a todos ao se referir ao saudoso JOSÉ REZENDE VILELA que muito concorreu para a sua formação religiosa. No Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora de Pouso Alegre ele teve o privilégio de ter como seu Professor JOSÉ REZENDE VILELA, homem educado, fino, de gosto apurado pela arte musical e de muita cultura.

O Coral Vozes de Euterpe, ao agradecer por ter sido escolhido para participar desta grande festa, deseja ao Padre Fernando uma longa caminhada sacerdotal, sempre curando as feridas dos corações sofridos.

Caldas 14
Caldas 14

press to zoom
Caldas 4
Caldas 4

press to zoom
Caldas 2
Caldas 2

press to zoom
Caldas 14
Caldas 14

press to zoom
1/11